Meio Ambiente
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A Alpha é uma empresa de Consultoria especialista em Meio Ambiente, possuimos profissionais como Engenheiros Ambientais e Biológos, todos devidamente credenciados e ativos no CREA e CRbio. Estamos prontos para lhe tender em suas demandas ambientais:
Realizamos assessoria para emissão todas as licenças ambientais, tanto no âmbito das secretarias municipais quanto no INEA, atuamos em todo o Estado do Rio de Janeiro.
Conte com a Alpha para: Cadastro Técnico Federal do IBAMA, Emissão ou renovação de Licença de Operação, Elaboração de PGRCC - Programa de Gerenciamento de Resíduo Sólido, Emissão de Outorga para poço arteziano, Realização de Auditoria Ambiental DZ 056, Elaboração de PRAD - Plano de Recuperação de Áreas Degradadas, Avaliação de Ruído Ambiental conforme CONAMA 001/90, LAIA - Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais e diversos outros serviços ambientais. Entre em contato conosco!
Duvidas? Entre em contato conosco!
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Saiba mais1 - SEGURANÇA DO TRABALHO
IMPLEMETANÇÃO DE GESTÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Consultoria técnica realizada por profissional com mais de 16 anos de experiência na área de Segurança do Trabalho. Essa consultoria consiste em realização de um diagnóstico inicial das oportunidades de melhorias referente a segurança do trabalho na unidade.
Essa é uma consultoria que atende a real necessidade do cliente. Entre em contato e descubra mais sobre esse serviço.
PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos – NR 01
De acordo com nova NR 01 as empresas devem Gerenciar os Riscos Ocupacionais através de um Programa de Gerenciamento de Riscos - PGR.
Esse substituiu o antigo PPRA e é obrigatório. Seu objetivo é identificar, avaliar e controlar riscos existentes no ambiente do trabalho. O PGR deve possuir minimamente um inventário de riscos e plano de ação.
Evite multas e proporcione um local de trabalho mais seguro para seus funcionários, entre em contato com a Alpha e vamos elaborar o PGR para você!
PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – NR 07
No PCMSO são previstas as ações de saúde que serão adotadas pela empresa, os métodos de rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho e de constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde do trabalhador de acordo com o que determina a NR-7 da portaria 3214/78.
Nosso médico do Trabalho está pronto para te atender, entre em contato e faça uma cotação.
LTCAT – Laudo Técnico de Condições do Ambiente do Trabalho
O objetivo deste laudo é reunir dados sobre as atividades e condições de trabalho dos empregados. Tem por finalidade cumprir as exigências da legislação previdenciária – artigo 58 da Lei 9.528 de 10/12/1997, dar sustentabilidade técnica às condições ambientais existentes na empresa e subsidiar o enquadramento de tais atividades.
Gestão do eSocial
Fazemos a Gestão e envio dos eventos de SST para sua empresa.
As informações enviadas para o eSocial serão usadas para fazer o PPP eletrônico, é obrigatório para todas as empresas que possuam funcionários expostos a riscos.
Entre em contato conosco e vamos resolver tudo para você!
Laudo de Insalubridade e Periculosidade
Esse laudo tem como finalidade apontar, quais as atividades que podem ser classificadas como perigosas e insalubres. Após a constatação da existência de tais situações, serão propostas medidas que poderão eliminar condições insalubres ou perigosas, neutralizando a ação do agente insalubre ou eliminando a causa da periculosidade, legalmente equiparado nas NR-15 e NR-16 da portaria 3214/78.
AET – Análise Ergonômica do Trabalho
A análise ergonômica do trabalho é um documento obrigatório de acordo com a norma regulamentadora nº 17.
A análise ergonômica do Trabalho – AET será necessária para todas às empresas que possuem empregados, cujas atividades ou procedimentos os expõem a riscos, que por sua natureza ou método de trabalho, impliquem em levantamento, transporte e descarga individual de materiais, assim como, atividades que exijam sobrecarga muscular estática ou dinâmica do pescoço, ombros, dorso e membros superiores ou inferiores.
Entre em contato com a gente, vamos te ajudar a realizar essa Análise.
PPR – Programa de Proteção Respiratória
O Programa de Proteção Respiratória (PPR) é um conjunto de medidas de segurança implementadas para proteger a saúde do trabalhador contra a exposição aos riscos químicos e biológicos existentes no local de trabalho.
O objetivo do programa é controlar as doenças ocupacionais causadas pela inalação das impurezas do ar que são prejudiciais à saúde como poeiras, névoas, fumos, vapores e gases químicos. É um processo de seleção, uso e manutenção dos respiradores para cada trabalhador que irá avaliar os riscos respiratórios, adequar as tarefas para eliminar ou minimizar os perigos do ambiente de trabalho e selecionar os Equipamentos de Proteção Respiratória (EPR) ideal para cada tarefa na jornada de trabalho.
Entre em contato com a Alpha, nós iremos ajudar você a realizar um programa de proteção respiratória consistente, que além de atender os requisitos legais, irá proporcionar saúde e segurança para seu funcionário.
PCA – Programa de Conservação Auditiva
O PCA – Programa de Conservação auditiva é um programa que previne perdas auditivas ocupacionais, é um processo contínuo e dinâmico de implantação de rotinas nas empresas. Onde existir exposição a ruído pelo trabalhador há necessidade de implantação do PCA.
O PCA envolve a atuação de uma equipe multidisciplinar, pois são necessárias medidas de engenharia de segurança, medicina do trabalho, fonoaudiologia, treinamento e administração.
Entre em contato com Alpha, nós iremos ajudar você a realizar um programa de conservação auditiva consistente e que gere resultados que você irá ver na prática.
Levantamento de Perigos e Riscos
O Levantamento de Perigos e Riscos é um procedimento onde a consultoria identifica os perigos associados às suas atividades, e estabelece medidas para diminuir probabilidade de ocorrências de eventos adversos que possam trazer danos e prejuízos tanto para a instituição quanto para seus funcionários.
A Alpha realiza o levantamento de perigos e riscos usando a ISO 45001 como diretriz, o levantamento é feito em campo, e todos os perigos identificados são planilhados e mensurados, e por fim sugeridas formas de controles.
Auditoria de Requisitos Legais
De acordo as Normas NBR ISO 9001:15, ISO 14001:15 e ISO 45001:18), as Empresas Certificadas nos Sistemas de Gestão mencionados, estão obrigadas a realizar, periodicamente, a avaliação de todas as legislações aplicáveis ao empreendimento.
Mesmo as empresas não certificadas nas normas mencionadas acima, podem realizar esse tipo de auditoria, afinal, qualquer empreendimento deve cumprir a legislação no âmbito federal, estadual e municipal.
A Alpha realiza a auditoria de requisito legal, através de seus profissionais altamente qualificados, e elabora o relatório de auditoria para acompanhamento das ações de possíveis não conformidades.
Fale com a gente, nós iremos até você para fazer uma visita técnica e te ajudar na necessidade de sua empresa.
2 – MEIO AMBIENTE
Licenciamento Ambiental
Licenciamento ambiental é um processo administrativo executado pelos órgãos ambientais competentes que pode conceder o licenciamento para a instalação, a ampliação e a operação de empreendimentos e atividades que utilizam de recursos ambientais, considerando os potenciais riscos de poluição, ou de degradação ambiental.
As licenças podem ser emitidas no âmbito Federal (IBAMA), Estadual (INEA, CETESB, entre outros) e no âmbito municipal (Secretarias). Isso irá depender do local, e impacto que o seu empreendimento pode causar.
Mas não se preocupe, a ALPHA resolve tudo isso para você, através de seus consultores formados por uma equipe multidisciplinar! Precisa emitir ou renovar sua licença de operação? Fale com a gente, iremos até você!
Cadastro Técnico Federal do IBAMA
O Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras e/ou utilizadoras de Recursos Ambientais (CTF/APP) é o registro obrigatório de pessoas físicas e jurídicas que realizam atividades passíveis de controle ambiental.
A Alpha realiza o enquadramento de seu empreendimento, auxilia na obtenção do cadastro, faz o acompanhamento trimestral e ainda o inventário anual dos resíduos gerados.
Fale com a gente e fique tranquilo para focar no seu negócio, a Alpha cuida do CTF para você!
PGRS – Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
O PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos) é um documento técnico que identifica a tipologia e a quantidade de resíduos sólidos gerados e quais as práticas ambientalmente corretas adotadas pelas empresas para a segregação, coleta, armazenamento, transporte, reciclagem, destinação e disposição final.
A Lei nº 12.305/2010 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece o PGRS como um dos seus instrumentos e especifica quem deve elaborá-lo, além de trazer especificações sobre o conteúdo mínimo. Essa Lei foi regulamentada pelo Decreto nº 7.404/2010. Resolução CONAMA nº 313 de 29 de outubro de 2002.
Portanto, se sua indústria gera resíduos, você precisa ter esse procedimento implantado na sua organização. Entre em contato com a Alpha, iremos até você e te ajudaremos com essa necessidade!
Outorgas para Uso de Poços Artesianos
A Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos (OUT) é o ato administrativo mediante o qual o órgão ambiental autoriza o uso de recursos hídricos, superficiais ou subterrâneos, por prazo determinado, nos termos e condições que especifica.
Um dos principais objetivos da outorga é o controle quantitativo e qualitativo dos usos da água e o efetivo exercício dos direitos de acesso à água. (Lei nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997, art. 11)
Nós realizamos todo o processo de emissão ou renovação de outorga do poço artesiano de seu empreendimento, entre em contato com a Alpha.
Auditoria Ambiental
As Auditorias Ambientais são processos sistemáticos de verificação, documentado e realizado de forma independente, nas modalidades Auditoria Ambiental de Controle e Auditoria Ambiental de Acompanhamento, executado no âmbito do processo de licenciamento ambiental para obter evidências e avaliá-las objetivamente, quanto à atividade licenciada.
Os resultados dessas auditorias são consolidados no Relatório de Auditoria Ambiental, documento destinado ao órgão ambiental e elaborado pela equipe auditora. De uma maneira geral, esses resultados apontam conformidades e não-conformidades no desempenho ambiental da atividade, que norteiam e orientam a elaboração de um Plano de Ação para implantação de melhorias ou adequações no processo ou nos sistemas de controle.
O procedimento da Auditoria Ambiental atende a DZ-056.R-3 – Diretriz para realização de Auditoria Ambiental do INEA e a Resolução SMAC n.º 550/2014.
A Alpha possui auditores qualificados para realização dessa auditoria, entre em contato com a gente!
Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais
Aspecto Ambiental são todas as matérias de um empreendimento que podem interagir com o meio ambiente durante uma atividade ou processo.
Já o Impacto Ambiental é a consequência dessa interação que gera modificações no meio ambiente, seja ela benéfica ou prejudicial, por exemplo: Manipulação de um produto químico é considerado um aspecto ambiental enquanto uma possível contaminação do solo por esse produto é chamada de impacto ambiental.
O Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais (LAIA) é um estudo aprofundado para conhecer melhor a conexão da empresa com o meio ambiente ao seu redor e sua relação com os recursos naturais.
Esse levantamento é fundamental para uma boa gestão de meio ambiente de sua empresa, entre em contato com a Alpha, nós vamos te ajudar com o LAIA.
PRAD – Plano de Recuperação de Áreas Degradadas
A elaboração de um Plano de Recuperação de Área Degradada é mais comumente necessário quando solicitado pelos órgãos ambientais como parte integrante dos processos de licenciamento ambiental de atividades degradadoras do meio ambiente.
Outra ocasião em que é necessária a elaboração de um PRAD é através de sanção administrativa de um empreendimento por causar degradação ao meio ambiente, sendo o projeto realizado como medida compensatória.
Este plano tem como objetivo apresentar as diretrizes para a recuperação das áreas degradadas, em estudo, desenvolvendo ações de controle, adotando medidas de minimização da ação dos agentes erosivos e recuperação ambiental das áreas afetadas.
Se seu empreendimento precisa, por algum motivo, fazer um PRAD, entre em contato com a Alpha Consultoria, nossos profissionais irão te ajudar.
Avaliação de Ruído Ambiental
O Laudo de Ruído Ambiental ou Relatório de Ruído Ambiental consiste nos resultados do monitoramento de ruído ambiental realizado no entorno de determinado empreendimento. Esse documento técnico registra os níveis de pressão sonora obtidos a partir da medição realizada em campo.
O relatório usa como base a norma ABNT NBR 10.151:2019 e é realizado por profissional habilitado, com equipamentos devidamente calibrados.
Entre em contato conosco, iremos te ajudar com essa necessidade!